Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Círculo De Estudantes

Domina a tua vida escolar e descobre as melhores formas de estudar, organizar e aprender.

Círculo De Estudantes

Domina a tua vida escolar e descobre as melhores formas de estudar, organizar e aprender.

03.10.20

Exercícios: Como Dominar A Suprema Forma De Consolidar Matéria (E Onde Encontrar Os Melhores)


antoine-dautry-05A-kdOH6Hw-unsplash.jpg

 

No post anterior abordamos a melhor forma de aprender as bases da matéria através de um estudo mais geral. No entanto, como é de esperar, nos momentos de avaliação tu nunca irás enfrentar questões gerais. Em vez disso, serás confrontado com casos particulares, perguntas específicas e textos interligados com a matéria. São nestes momentos em que não só o teu conhecimento é testado, mas também a forma como o aplicas a novos contextos e como interpretas essas mesmas situações. E como é que te podes preparar para tal? É bastante simples: exercícios.

Hoje vamos investigar a importância de fazer exercícios, assim como a melhor forma de praticar os mesmos e onde encontrar material de estudo.

A grande vantagem de fazer exercícios é que estes permitem não só um estudo orientando para a situação de avaliação, mas também ajudam a identificar quais os pontos de maior dificuldade. Outro benefício deste método é a melhoria a longo prazo da forma como interpretas exercícios e escreves respostas de desenvolvimento.

Cada disciplina exige uma abordagem distinta ao estudo. Deves sempre analisar o tipo de matéria que é lecionada e preparar a tua aprendizagem em torno da mesma. Vamos ver os exemplos mais populares:

 

- Matemática -

 

annie-spratt-JexAuNCfefs-unsplash.jpg

 

As disciplinas que dependem da Matemática são aquelas onde fazer exercícios é fundamental para a sua compreensão. Aprender este tipo de matérias é comparável a construir uma pirâmide: começa-se por uma base larga e sustentadora, mas fácil de construir, e termina-se num topo específico e destacável, mas difícil de obrar. Nos testes, a base da pirâmide é avaliada através do topo, ou seja, os teus conhecimentos gerais são postos em prática através de questões específicas. É simples preparar-se para tal situação.

Nesta disciplina deves começar por resolver exercícios simples e que não misturem outros temas. Este momento inicial ajuda a entender as bases da matéria, criando uma rampa de lançamento estável para perguntas mais avançadas. Quando dominares bem o tema deves começar a praticar questões que misturem diferentes partes de diferentes matérias para aprenderes a pôr a matéria em ação em diferentes contextos.

A chave é construir uma boa base para o topo não ruir, mas nunca esquecer de construir o mesmo.

Nota: Aprende a utilizar a tua calculadora ao máximo, as capacidades dela vão muito além do que te é ensinado nas aulas.

 

- Línguas -

ella-deane-YTRtCfniV8I-unsplash.jpg

 

Nas disciplinas desta categoria existem três grandes focos de avaliação: interpretação, gramática e composição. Cada parte exige uma abordagem diferente.

Na interpretação deves estudar textos e resolver as questões que são colocadas. É fundamental saber fazer uma boa análise textual para garantires uma boa resposta, para além de ser a parte do teste que tem um maior peso na nota normalmente.

Na gramática já podes ter uma abordagem semelhante à Matemática. Aprender as bases e depois misturar os temas. Em Português, os tópicos mais comuns de avaliação são as orações e as funções sintáticas, por isso foca-te principalmente nestas duas matérias.

Por fim, para treinares a composição deves escrever diferentes textos de diferentes tipos acerca de diferentes temas. O mais comum costuma ser o texto de opinião ou o expositivo, onde a estrutura dos mesmos tem uma importância ainda maior.

Em Português são abordadas diferentes obras que costumam ser avaliadas individualmente. Neste caso deves primeiro estudar bem a mesma em primeiro lugar, desde a sua estrutura interna até aos recursos expressivos mais utilizados, e alinhar esta aprendizagem à interpretação.

Aproveita também para desenvolveres a forma como escreves respostas de desenvolvimento, uma vez que esta habilidade também será útil em disciplinas como História ou Biologia. Uma resposta bem organizada, quer seja escrita na forma premissa-premissa-conclusão ou introdução-desenvolvimento-conclusão, garante uma maior quantidade de pontos na tua classificação, para além de manteres um pensamento bem estruturado e mostrares um bom domínio da matéria.

Caso tenhas dificuldades em escrever podes ver algumas dicas neste post

 

Uma das dificuldades dos alunos quanto a este método é a própria procura de exercícios. Infelizmente, os exercícios do teu manual não são suficientes e comprar cadernos de atividades e livros de fichas pode sair muito caro (mas se tiveres as possibilidades estes são um bom investimento). Para resolver este entrave, segue-se uma lista de sites com ótimos recursos gratuitos:

 

Uniarea - Este fórum de estudantes é a melhor fonte para os alunos do secundário encontrarem fichas e livros de qualquer disciplina do seu curso, para além de serem discutidas questões colocadas pelos próprios. Se ainda não preparaste o teu "pacote" de recursos, começa por aqui.

IAVE - Conhecido como o pesadelo dos estudantes, o site do Instituto de Avaliação Educativa fornece um arquivo com todos os exames já feitos desde a sua criação. Se estás no 9º, 11º ou 12º, esta deve ser a tua principal fonte de fichas.

O Bichinho Do Saber - Este site é riquíssimo em termos de conteúdo orientado para o ensino básico. Desde resumos a testes, podes encontrar de tudo aqui. Se ainda não chegaste ao 10º ano, deves pelo menos dar uma vista de olhos.

Bem Explicado - Tal como o anterior, este também reúne ótimos recursos para o ensino básico, para além de também disponibilizar conteúdos para o secundário.

Matemática? Absolutamente! - Possivelmente a maior fonte de recursos de Matemática, este é um site essencial para qualquer estudante desta disciplina. Podes encontrar testes, fichas e até perguntas de exame reunidas por categoria (bastante útil este último). Recomendo vivamente uma visita a esta página.

Sinal+ - Similar ao anterior, este site também se foca na Matemática. Poderás encontrar fichas, provas-modelo e testes de ótima qualidade.

Física e Química? Absolutamente! - Tal como a sua versão de Matemática, este site também apresenta uma excelente qualidade em termos de recursos de Física e Química. Obrigatório para qualquer estudante desta disciplina.

José Carlos Morais - O professor que gere este site partilha ótimos testes de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia elaborados pelo mesmo, para além de powerpoints detalhados acerca da matéria. É uma página bastante interessante de se visitar se frequentares o curso de Ciências e Tecnologias.

(Se tiveres conhecimento de mais sites que disponibilizem recursos de estudo, não hesites em comentar!)

 

Apesar de ser penoso, este método é de longe aquele que vai fazer a maior diferença no teu estudo. Se o teu problema for a concentração, não te preocupes, pois esse será o tema do próximo post (já publicado). Até lá, começa por aplicar o que aprendeste hoje e se tiveres sucesso comenta aqui o teu caso, assim como qualquer dúvida que tenhas.